Quais os benefícios de uma loja virtual para artigos de surf?



Na lista de países que mais realizam compras pela internet, o Brasil ocupa a terceira posição. Atualmente, estima-se que o país tenha mais de 30 milhões de clientes procurando produtos através do meio online e querem criar uma loja virtual grátis.

 

Esse cenário, aliado ao aumento de empreendedores investindo em novas plataformas, acaba ajudando em diversas áreas que podem ser comercializadas. Afinal, na internet praticamente tudo pode gerar lucro, não só produtos físicos. Alguns exemplos de produtos diferenciados são viagens, hospedagens, eventos, vagas em hotéis e etc.

 

Por esse motivo, é necessário saber aproveitar esse momento que, mesmo com a crise, ainda é muito lucrativo para quem pretende abrir o seu negócio online. E ter afinidade com o que você quer oferecer é fundamental para o sucesso de sua marca.

 

Antes de abrir um negócio, independentemente do seu conhecimento na área, fazer uma pesquisa aprofundada é fundamental. Pesquisa do produto, de mercado, de divulgação, de marketing e de concorrentes são elementos fundamentais.

 

Ter esses dados é de extrema importância para evitar futuros problemas. Após isso feito, você já pode dar início ao seu comércio online.  E uma das áreas mais lucrativas no Brasil atualmente é a esportiva.

 

Os esportes em alta nas lojas online

 

Lojas físicas de artigos esportivos são encontradas em grande número no Brasil, o lugar que é conhecido por ser o país do futebol. E até mesmo os serviços online já não são tão difíceis de encontrar nessa área.

 

Porém, enquanto muitos brasileiros preferem investir no futebol e outros esportes mais conhecidos no país, eles não fazem ideia da oportunidade que estão perdendo ao não investirem em esportes que não são tão populares.

Isso porque, em um comércio online uma das principais dicas que nunca deve ser esquecida por quem vai investir nesse setor é focar, pelo menos no primeiro momento, no seu público e não no produto.

 

Estabelecer um público-alvo é fundamental no momento da elaboração da estratégia seu negócio. Depois de ter um público-alvo, é preciso pesquisar a concorrência que ele tem dentro do mercado. E só a partir desse momento dar início à sua loja.

 

Pesquisa de mercado

 

Agora basta pensar, no Brasil, onde o futebol é extremamente popular, investir nessa área significa uma concorrência muito grande, não só nas lojas físicas, como também na internet.

 

Mas se mesmo assim você quiser criar uma loja que tenha foca em produtos esportivos, não tem problema. Mas pense em esportes que não sejam tão populares no Brasil.

 

Em um primeiro momento, essa estratégia pode parecer um pouco arriscada, já que aparentemente o futebol daria mais lucro. Porém, essas são só as primeiras impressões.

 

Com uma boa pesquisa de mercado, você irá descobrir que o Brasil é apaixonado por diversos outros esportes, e que há uma falta muito grande de comércios focados neles. Tênis, ginástica, judô, atletismo e, principalmente, o surf são práticas esportivas que apresentam um mercado consumidor promissor em nosso país.

 

Um pouco da história do Surf

 

Muito popular nos Estados Unidos, o surf é um esporte praticado no mar, onde o principal objetivo é permanecer o maior tempo possível em cima de uma prancha deslizando sobre as ondas e fazendo diversas manobras radicais.

 

Seu surgimento, ainda hoje, é muito discutido pelos historiadores, mas acredita-se que foi nas Ilhas Polinésias, onde seus habitantes subiam em cima de uma prancha para pescar e deslizavam sobre as ondas para voltar o mais rápido possível.

 

Mas foi só a partir do século XX que essa prática tão comum para muitas pessoas passou a ser considerada um esporte. Seus primeiros campeonatos foram realizados na Califórnia, Estados Unidos, país que abraçou esse esporte.

 

Não é à toa que esse país apresenta um mercado consumidor tão amplo para os amantes desse esporte. Porém, no Brasil a situação é bem diferente.

 

O Surf como um mercado promissor

 

Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, o surf entrou como uma modalidade esportiva, e o Brasil, devido a várias vitórias em campeonatos mundiais, é um dos países que provavelmente irá disputar muitas medalhas.

 

Muitas pessoas não sabem, mas o Brasil apresenta um número considerável de surfistas em competições mundiais, e, além disso, no nosso litoral há muitos simpatizantes dessa prática, ou seja, um mercado consumidor amplo.

 

Recentemente, os surfistas Gabriel Medina e Adriano de Souza ganharam dois campeonatos consecutivos representando o Brasil.

 

Com essas vitórias, estima-se que o surf venha a se tornar cada vez mais popular no Brasil, e a falta de lojas que forneçam os equipamentos necessários para essa prática apresentam um problema para os amantes do surf.

 

Mas, ao mesmo tempo, são uma enorme vantagem para empreendedores que estão de olho em possíveis mercados consumidores.

 

O número de praticantes de surf no Brasil é de aproximadamente três milhões. Sendo que só esse público movimenta um mercado de cerca de R$7 bilhões ao ano. Isso porque, muito do que eles compram vem de lojas do exterior.

 

Equipamentos e acessórios para vender

 

Além das pranchas, esse é um esporte que necessita de diversos outros equipamentos e todos muito caros. O leash, por exemplo, é uma corda que liga o surfista à prancha e tem o objetivo de evitar a perda do equipamento caso o esportista caia.

 

Temos também a parafina, material utilizado para evitar o deslize e as quedas na prancha.

 

Esses são equipamentos fundamentais, mas também temos os mais variados acessórios que movimentam esse mercado. Camisetas, bonés, roupas para o mar, óculos são só alguns dos produtos mais vendidos entre os amantes de surf.

 

Além disso, a prática do surf também é responsável por movimentar o turismo no litoral do país. Os amantes desse esporte que moram em cidade que não possuem praia precisam viajar para conseguir praticá-lo.

 

Mas, como muitas lojas físicas se concentram em regiões litorâneas do Brasil, começar uma loja virtual que invista nesses equipamentos e acessórios é um ótimo caminho para o sucesso de seu e-commerce, ainda mais em um país que carece de serviços online nesse segmento.

 

Tendo isso em mente e com as recentes vitórias dos surfistas brasileiros em campeonatos mundiais, só aumentam as chances de uma loja online com artigos de surf obter sucesso. Aproveite!